Pular para o conteúdo principal

Avalie o que é essencial em cada ambiente e faça

Como mudar os detalhes que você não gosta


Dê uma volta geral prestando atenção em cada detalhe. Identifique e anote cada um. Pode ser a torneira da cozinha, o lustre da sala, o armário, ou o espelho do banheiro. Você não precisa conviver com coisas que você não gosta. Planeje a mudança, pesquise, faça orçamentos e chegue a um consenso conforme suas possibilidades de compra. Molde seu lar com o seu jeito e veja o que é essencial para você. 


Comece pelo essencial em cada ambiente e vá complementando, aos poucos


Sala de jantar
A sala de jantar precisa essencialmente de uma mesa de acordo com o tamanho da sua família ou quantidade de convidados que recebe normalmente. Um balcão aparador, que é útil como suporte às refeições.
Para compor a decoração você vai precisar de um lustre, cadeiras com bons estofados, vasos de flores e alguns quadros.
Se for usar um tapete, observe que as cadeiras devem ficar dentro da área do tapete, mesmo quando estiverem sendo utilizadas. Deixe 60 cm de cada lado para movimentá-las.

Sala de estar
Para curtir momentos em família ou com os amigos a sala de estar dever ser um local agradável e descontraído. Os móveis essenciais para compor esse cômodo são o sofá, um painel para TV ou um rack e uma mesa de centro ou um puff, além dos aparelhos eletrônicos, como a TV, aparelho DVD ou Blu-Ray e equipamento de som. A decoração fica ao gosto de cada um, mas as possibilidades são infinitas, você pode  escolher móveis com estilo diferenciado, pesquise e faça fotos do que deseja e pesquise muito.
Tapetes estampados compõem melhor com ambientes de cores neutras, como bege, marrom e cinza. Na decoração, use almofadas lisas nos mesmos tons do tapete. Os modelos de fibra sintética são mais resistentes.

Escritório
O escritório também é um cômodo simples de ser mobiliado, precisamos apenas de uma mesa para o computador e uma cadeira confortável e ergonômica. Se você tem muitas coisas para guardar como pastas e livros pode complementar o local acrescentando uma cômoda com gavetas ou nichos. Esse espaço também permite uma decoração ousada, pois é um ambiente bem pessoal.

Quarto
O quarto precisa ser um cômodo aconchegante para que você possa relaxar e descansar. Neste espaço os principais móveis são parecidos, independente se o quarto é de casal, solteiro ou infantil, o que facilita para quem está montando a casa. Para ter um ambiente agradável e prático, você deve escolher três itens fundamentais: guarda-roupa, cama e criado mudo. Há outros itens que podem complementar o quarto como sapateiras e poltronas, além das peças decorativas como abajures, almofadas, quadros e espelhos que vão dar charme ao ambiente.

Cozinha
Para muitas pessoas a cozinha é um local sagrado na casa, sendo assim ele merece uma atenção especial. Os móveis em geral são pouco diversificados e são compostos por armários para guardar os utensílios e mesa. Para completar a cozinha os eletrodomésticos básicos são: fogão ou cooktop, geladeira e microondas. Além desses itens têm as louças, panelas e também os eletroportáteis: batedeira, grill, processador e liquidificador. Por fim, outros eletros que são comuns nas cozinhas e opcionais são: freezer, coifa e depurador.

Banheiro
O banheiro é um cômodo simples para mobiliar, precisamos apenas de um armário, pia, vaso, box, suportes para toalhas e xampus no box. Para dar um toque de estilo, acrescente uma boa iluminação, tapetes, boas toalhas, espelhos e sabonete líquido na bancada. Outros itens que não são essenciais, mas também podem completar são: secador de cabelo e barbeador elétrico.

Área de Serviço

A área de serviço precisa ser um cômodo prático. Como não é um local onde passamos muito tempo, não necessita tanta dedicação para decoração e móveis sofisticados. Os itens essenciais para compor esse ambiente: lavadora de roupa (se você tem pouco espaço uma boa opção é pensar em uma máquina lava e seca), um armário multiuso para você guardar os produtos de limpeza, uma tábua de passar roupas, um ferro elétrico e um aspirador de pó, vassouras.

Não se desespere...Comece pelo essencial em cada ambiente e vá complementando, aos poucos

Créditos da foto