Pular para o conteúdo principal

Quais são os objetivos do meu projeto?

Temos 24 horas por dia para usar como preferimos. Algumas pessoas gastam o tempo melhor que outras e são mais produtivas, mesmo sem correr muito. Você aproveita bem o seu tempo?


Muitas vezes, por falta de resultados satisfatórios, chega a ansiedade, a correria e até a falta de motivação para realizar as demais coisas da vida. Neste post quero falar de uma técnica básica para resolver definitivamente a questão da falta de tempo, ou seja, a definição dos objetivos do projeto de vida.

Pesquisadores na área da produtividade desenvolveram alguns métodos interessantes sobre o aumento da produtividade e basicamente todos, colocam como ponto inicial a definição do objetivo.

Já parou para pensar qual é o objetivo em seu projeto de vida? O que você quer fazer? Onde quer chegar? Como vai desenvolver seu projeto para atingir seus objetivos? Ainda não tem um projeto? Este é o primeiro ponto. Se não tenho um alvo, se não sei onde quero chegar, porque corro? Deixar a vida me levar é coisa do poeta. Preciso de um objetivo bem definido.

Se você já sabe onde quer chegar e tem um objetivo bem definido, em outras palavras, sabe que quer algo do tipo, organizar suas finanças, talvez aqui eu possa te indicar um profissional para ajudar. Se você quer passar em um concurso público, abrir uma empresa, trabalhar como freelancer, fazer uma pós-graduação, fazer uma viajem, ou qualquer outra atividade, já adiantou muito seu projeto.

Agora comece elaborando uma lista de passos que você precisa dar, para atingir seu objetivo. Liste tudo que lembrar. Defina qual será o item número 1 e inicie seu desenvolvimento. Estas serão as metas do projeto. Depois vem foco e muita persistência.

Meus objetivos

1. Objetivo responde a pergunta "o que quero quer fazer?" O objetivo é composto por uma ou mais metas.
2. Meta responde a questão "como fazer para atingir o objetivo?" "O que preciso fazer?" São as etapas necessárias para chegar ao objetivo estabelecido previamente.
3. Foco é manter a concentração permanente no objetivo, centrar todas as forças para atingir os objetivos estabelecidos. Fruto de uma decisão individual, aponta para o alvo, ou seja, para o seu objetivo.
Agora é por em prática cada um, sem perder o foco.