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30 dias de organização em um desafio por dia

São 30 dias de organização que funcionam porque a prática acaba se tornando hábito. 
Quer participar de desafios desse tipo? 


Reserve um período do dia para se dedicar à organização de sua casa. Prefira um horário em que você esteja com a mente descansada. Marque um compromisso de 15 minutos com você e agende.  Faça o mais rápido que puder, mas não deixe de fazer.

Não complique a tarefa da organização, mantenha-a simples e fácil. Descubra estratégias que funcionam para você e coloque em prática todos os dias. Em breve, 15 minutos por dia se tornarão um hábito e você vai querer organizar alguma coisa que esteja fora do lugar sempre.
  1. Organize a gaveta de meias. Retire todas as meias e organize os pares. Verifique se todas estão em boas condições de uso. Guarde somente os pares organizados. Guarde meias finas enroladas em um saco de tnt, tecido ou plástico, para não desfiar. Se a meia desfiar, pingue um esmalte incolor ou cola branca no fio para evitar que continue desfiando.
  2. Lave e organize os chinelos. Livre-se dos chinelos velhos e encardidos, assim como das camisetas grandes velhas e manchadas, bermudas desgastadas e sapatilhas gastas. Use uma calça larga de algodão e uma jaqueta de zíper para ficar em casa ou ir até a padaria. Uma bolsa de cor alegre para carregar seus itens essenciais, chinelos coloridos e óculos de sol grande completam o look confortável e chique ao mesmo tempo para dar uma volta no fim de semana pela manhã. Você nunca sabe quem pode encontrar.
  3. Lave a louça e a pia. Lavar a pia, esfregar e deixá-la brilhante faz com que toda a cozinha fique mais organizada com um passo simples apenas. Uma pia limpa é a inspiração para ajudar a fazer toda a cozinha brilhar também. Não se esqueça de lavar o contato entre a cuba e a bancada. Após lavar a esponja, coloque-a em um recipiente de vidro com água e leve ao microondas por 3 minutos. Guarde a esponja em local limpo e seco, jamais em cima do sabão ou com esponja de aço. Substitua sua esponja de louça quinzenalmente. Eu uso um porta- esponja fixo à parede com ventosa e você?
  4. Organize os panos de limpeza. Na cozinha, prefira paninho de limpeza descartável tipo Panos Scott Duramax ou Perfex. Eles podem ser utilizados na pia e nas bancadas, lavados várias vezes durante o dia e ainda antes do descarte, ajudam secar alguma gota de água que caiu no piso. Para a limpeza dos banheiros você pode utilizar paninhos feitos de toalhas, lençóis, camisetas de propaganda ou outras peças cortadas para esse fim. Deixe uma reserva para a semana toda no armário de cada banheiro e abasteça semanalmente. É preciso muito cuidado com os panos de limpeza, pois mesmo quando são higienizados adequadamente, podem carregar resíduos provenientes de outros processos de limpeza ou produtos que além do odor, carregam bactérias. Por isso recomendo o descartável.
  5. Como estão as roupas de passar? Se tiver muitas, separe em grupos e utilize 15 minutos para guardar as que não precisam ser passadas. Uma dica para evitar o aparecimento de vincos e facilitar na hora de passar a roupa é dar uma boa sacudida na peça antes de estendê-la no varal. Crie o hábito de retirar as roupas secas do varal, dobrar e guardar aquelas que não necessitam passar. As demais, depois de secas, devem permanecer bem esticadas até você encontrar tempo disponível para passar. Não deixe em cima da cama ou tudo em uma cadeira, pois muitas podem ir direto do varal para a gaveta, sem precisar ser passada.
  6. Dê uma volta pela casa (apartamento) com um saco de lixo e recolha tudo que deva ser jogado fora: embalagens vazias, remédios, produtos vencidos, folhetos em geral, roupa velha, utensílios estragados, revistas, jornais. Encha o saco e descarte imediatamente.
  7. Organize as sacolas de plástico. Quantas você tem em casa? Uma reserva de até 20 sacolinhas é suficiente. Descarte as demais no lixo reciclável porque elas são recicláveis. O que temos de evitar é utilizar sacolinhas de supermercado para lixo orgânico porque demoram muito tempo para se decompor nos lixões. Sacolas oxi-biodegradáveis são capazes de se desgastar na presença de oxigênio, luz e calor. O processo não decompõe o material, apenas o fragmenta em      diversos pedaços menores que não desaparecem tão cedo. As biodegradáveis são decompostas pela ação de microrganismos em um espaço de tempo mais curto e por isso são as melhores.
  8. Organize as superfícies planas da sala de jantar. Limpe a mesa.  Para mantê-la livre de qualquer objeto, desencoraje a família de deixar correspondências, livros e mochilas na mesa da sala de jantar, mantendo-a posta com toalha, ou um jogo americano, pratos, talheres, guardanapos e velas. Crie espaços que fazem você se sentir feliz, como uma mesa bem posta para o jantar.
  9. Você tem uma pilha de papéis? Ataque-a, mas nada de esconder na gaveta mais próxima. Separe, organize, descarte o que é lixo e arquive o que é importante.
  10. Livre-se dos potes plásticos sem tampa e com tampa também, se você tem muitos e não usa. Se preferir aproveitá-los, pense em fazer organizador de gaveta, cachepôs ou descartar nos recicláveis. Pense, por que guardar 50 potes plásticos mesmo?
  11. Examine seus produtos de maquiagem. Condições, cheiro, aparência e principalmente a data de validade. Junte tudo que usa diariamente em único lugar e guarde os demais em um armário,      gaveta ou caixa para repor. Aproveite e veja também os xampus, condicionadores e cremes. Junte os sabonetes perfumados que estão espalhados nas gavetas e utilize no banho, porque com o tempo perdem o perfume. Se você gosta de utilizá-los para perfumar as gavetas, rale apenas um, coloque em um tecido de filó ou renda, faça uma trouxinha e prenda com uma fita. Com apenas um sabonete você pode fazer muitos sachês. Ao fazer esta organização você poderá descobrir produtos que nem se lembrava que tinha e ainda economizar!
  12. Limpe a mesa de trabalho. Deixe apenas o que você o material que você usa todos os dias. Não deixe pastas ou papéis sobre sua mesa se não estiver trabalhando com eles. Uma mesa de trabalho limpa e organizada pode ajudar você a ser mais produtivo. Você precisa mesmo de um porta canetas cheio de canetas?
  13. Recolha 5 objetos que estão fora de lugar e guarde-os no lugar certo. Eles ainda não têm lugar? Arranje um de fácil acesso.
  14. Organize a correspondência. Coloque um porta-correspondência sobre o aparador. Assim quem chega pode ver e recolher sua correspondência. Faça a triagem sempre que chegar jogue o que é lixo e arquive as coisas importantes como contas a pagar e outros.
  15.  Limpe o armário de remédios. Verifique o prazo de validade e descarte o que estiver vencido. Jogue os líquidos e comprimidos no vaso sanitário.
  16. Organize as prateleiras da geladeira. Separe a primeira para comida pronta em tigelas de vidro, outra para café da manhã, sobremesas e frutas prontas para o consumo, outra para ovos e      embalagens fechadas. Esta organização facilita encontrar os produtos quando for preciso. Utilize a gaveta na parte mais baixa para verduras e legumes. Mantenha a porta organizada por categorias: bebidas, temperos e laticínios.
  17. Separe roupas e acessórios que usa apenas em ocasiões especiais em uma extremidade do guarda-roupa, para facilitar o acesso às roupas de uso diário.
  18. Remova tudo que não estiver sendo usado das áreas de convívio.
  19. Junte os materiais de costura, tricô ou outro artesanato em único lugar.
  20. Escolha um lugar específico para as contas a pagar. Coloque todas em uma pasta sanfonada ou em uma pasta. Anote na agenda as datas de pagamento de suas contas.
  21. Anote informações úteis em uma caderneta, caso você não consiga memorizar. RG, CPF, PIS, Convênio Médico, cartão de crédito, passaporte, seguro do carro e outros se for o caso. Afinal são muitos números, senhas em documentos diferentes. Guarde em algum lugar tudo junto para facilitar na hora do uso.
  22. Reúna as peças de roupas sem botão, com bainha por fazer ou descosturadas em único lugar para consertar ou levar à costureira e leve.
  23. Organize seus equipamentos esportivos em único lugar. Roupas e calçados também.
  24. Organize os utensílios de cozinha usados raramente nas partes mais altas da cozinha ou na despensa (assadeiras grandes, sopeiras, suqueiras, porta bolo e outros).
  25. Organize os sapatos. Você pode utilizar sapateiras, prateleiras, baús, pufe, gavetas ou caixas. A organização dos sapatos requer apenas disciplina para devolver o par usado sempre no lugar correto. Não adianta ter um cantinho exclusivo para guardar seus sapatos se tiver o costume de deixá-los em qualquer lugar! Se você tem espaço, invista em sapateiras com divisórias. Em espaços pequenos, prateleiras de parede ajudam a deixar os pares expostos e organizados.
  26. Verifique todos os equipamentos domésticos que precisam de manutenção liste todos, inclusive o carro e tome providências.
  27. Organize a gaveta de lingeries. A organização da gaveta de lingerie é uma tarefa difícil, assim como deixar o guarda roupa sempre arrumado. Isto porque as peças são pequenas e mais leves, o que as tornam mais fáceis de serem bagunçadas. Retire tudo da gaveta e separe as que estiverem rasgadas, furadas, desfiadas ou manchadas. Depois de separar pela qualidade, aproveite que a gaveta está vazia e limpe-a com pano úmido e seque bem. Separe as peças por categoria e por cores. Guarde os sutiãs enfileirado, fechados atrás para não danificar o sutiã posterior. Dobre as calcinhas em formato “envelope” – com as laterais para dentro e depois o fundo da calcinha por cima. Guarde separado por cores.
  28. Separe uma pasta para reunir os documentos para a declaração de imposto de renda no inicio de março.
  29. Organize sua bolsa. Tenho o hábito de retirar tudo da bolsa e colocar em uma caixa. Assim, se for trocar de bolsa fica fácil encontrar os pertences porque cada categoria tem sua necessaire específica.
  30. Fotografe objetos de valor sentimental para guardar como recordação, ou crie uma caixa de recordações. Tem muita coisa inútil que a gente guarda e ocupa espaços preciosos em nossa casa.

Estabeleça novos desafios, anote e faça. Afinal, a agenda é sua!